28 julho, 2025

As lembranças sempre vão parecer melhores que o presente?

 





Por que a nostalgia existe? Eu poderia responder minha própria pergunta com alguns minutos de pesquisa, mas preferi ficar me questionando e escrever isso. 

Acho que o cérebro gostaria que esse desejo de reviver boas memórias faça com que eu busque os meios pra que isso de fato aconteça, mas a realidade é que na maior parte do tempo, eu, (e acho que muita gente) acabo praticando o caminho de ficar infinitamente lembrando, numa paralisia. Horas olhando para o nada. Exercitando o cérebro a tentar lembrar o mais vividamente possível. 

A questão é que inevitavelmente o futuro vai ter momentos que vão gerar nostalgia depois. É circular. Posso estar hoje olhando uma foto de 6 meses atrás na minha galeria, já com um certo sentimento de distância e saudade, sem pensar que daqui 3 meses vou produzir outra destas fotografias e vou me sentir nostálgica sobre essa daqui 1 ano. Então por que ficar presa nessa lembrança infinita?

Saber que coisas boas vão vir não elimina o desejo de voltar no tempo. Deveria? Não sei. É difícil ligar os pontos tão rápido quanto o ritmo em que estou escrevendo esse post.

Talvez exista algo doce nessa coisa de descobrir que seu futuro possivelmente estranho na verdade se tornou um conjunto de boas memórias depois que ele realmente aconteceu. 


"quando esse momento acabar, eu sei que vou lembrar disso tudo pra sempre"

Isso é basicamente encontrar a nostalgia viva em frente aos seus próprios olhos. Eu vivo em função de momentos assim. Felizmente eu consigo aproveitar eles em vez de sofrer antecipadamente por saber que vão acabar alguma hora. Às vezes você sabe quando encontrou um, às vezes não. Acho pior quando é a segunda opção, porque depois vou ficar com a sensação de que poderia ter aproveitado mais o momento em si. 
 
                                                                               (fiz várias perguntas e não respondi nenhuma)
Não acho que vou chegar em algum ponto importante ou conclusão ótima nesse post, estou andando em círculos a respeito disso só por culpa da música dos Smashing Pumpkins. A nostalgia realmente nos deu várias músicas e filmes incríveis. 



- Bia ☺ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dos passeios

   Moro num quarteirão caótico, barulhento, cinza e extremamente movimentado do centro (gostaria de dizer que o mercado municipal se salva d...